13 maio, 2009

Deuses Diferentes

Eu e tu temos deuses diferentes. Tu és católico - quem diria! Hoje em dia ia jurar que as pessoas estão a abandonar a Igreja Católica à mercê de todos os erros e de todas as recusas de se modernizar - e eu não acredito nesse deus que tu adoras.

1 - Acredito que somos um acidente cósmico.
2 - Acredito que somos produto de muita sorte.
3 - Acredito que somos fruto de milhares de anos de evolução de espécies.
4 - Acredito que, se o universo tem uma lógica para se aplicar aos seres humanos, essa lógica tem que ser universal.
5 - Acredito que, para ser universal, seja também intemporal e individualista.
6 - Acredito que cada um tem todas as respostas dentro de si, e sabe sempre se uma situação é correcta ou errada de acordo com a sua consciência.
7 - Acredito que o que o mundo chama "deus" é nada se não uma consciência geral do bem e do mal, comum a todos os mortais - é isso que nos torna irmãos, isso e a selecção biológica.
8 - Acredito que, após a morte, a alma sobreviva ao corpo (dois elementos gasosos como o hidrogénio e o oxigénio são capazes de criar uma mulécula liquida, porque não situações opostas? Porque não a alma ter uma matéria não detectável pela física humana?).
9 - Acredito que, após a morte, a alma flutue noutra dimensão e se prepare para uma nova vida.
10 - Acredito que esta nova vida carregue as aprendizagens e alguns dos traumas da anterior.
11 - Acredito que este sistema funcione com o único propósito de aprendermos e ensinarmos uns aos outros os valores universais e intemporais.
12 - Acredito que a alma retorne à vida com características da vida anterior e continue a sua saga de aprendizagem.
13 - Acredito que, durante o caminho para atingir as verdades absolutas e a aprendizagem geral, a alma cometa erros e contraia dívidas. Se falhar, voltará uma e outra vez à vida, até cumprir todo o seu caminho.
14 - Acredito no princípio budista de que a vida é sofrimento - assim sendo, o nascimento é a origem de todo o sofrimento, pelo que a solução para o térmito do sofrimento é o não-nascimento.
15 - Acredito que o único caminho para o não-nascimento é atingindo as verdades universais.
16 - Quando todas as almas o tiverem atingido, flutuarão eternamente noutra dimensão, sem qualquer outro propósito - não mais sofrerão.
17 - Acredito que, ao longo dos tempos e com a evolução da sociedade, as almas encontrem mais dificuldades em atingirem o conhecimento e em transmitirem aprendizagem - a sociedade condiciona-as, arrasta-as para crenças colectivas e fá-las esquecerem-se de si próprias e da sua missão.
18 - Acredito que, ao contrário do que pudesse ser lógico, as almas caminhem para estar cada vez mais longe de atingir as verdades universais, devido aos obstáculos colocados pela sociedade que se tem desenvolvido.
19 - Acredito que as almas precisam de alguém - um orador, um iluminado - que fale em nome da missão geral, mas apenas para a recordar, nunca para a impor, nunca para a instituir como único caminho da salvação das massas, mas como caminho indivual que leva à salvação de todo e cada humano - que não mais, após a missão estar concluída, estará debilitado sob essa forma.
20 - Acredito, por último, que religião alguma de massas seja capaz de compreender a totalidade desta lógica, sendo que a que mais se aproxima é a budista, que apela à introspecção, ao abandono dos objectos, dos desejos, ao consequente abandono do sofrimento, que permite o conhecimento das verdades universais e que conduz ao não-nascimento.

Tu nunca o compreenderias, assim como não entendo que possas crer uma religião baseada num livro cheio de falácias logo na primeira página.

Ainda assim, és muito <3

Nenhum comentário: